terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os traços e curvas sempre atraíndo !

Norman E. Timbs Dave Crouse buick streamliner restauro carro automovel
Norman E. Timbs Dave Crouse buick streamliner restauro carro automovel
Num tempo em que a voluptuosidade imperava e as curvas eram um dos traços mais importantes em variadas áreas, Norman E. Timbs criou, em 1948, um dos ícones supremos do mundo dos carros clássicos, o Buick Streamliner. Por mais de sessenta anos caído no esquecimento, eis que teve o merecido restauro às mãos de Dave Crouse.
Curvas como estas abandonaram os carros que circulam nas cosmopolitas cidades de hoje mas, clássicos como o Buick Streamliner de 1948, criado por Norman E. Timbs e agora restaurado por Dave Crouse mantêm viva a voluptuosidade de outros tempos.
Engenheiro mecânico, Timbs levou mais de dois anos a terminar este elegante roadster, assegurando a qualidade do seu trabalho a capa da revista Motor Trend, além de artigos noutras importantes edições como a Mechanix Illustrated, Popular Mechanics ou a Motor Life. Composto por um chassi de aço e um corpo em alumínio trabalhado à mão, o Streamliner teve um custo de 10,000 USD, dos quais 8,000 representam a grande fatia do orçamento e que foram investidos no distinto e curvilíneo corpo do veículo.
O design de Norman distanciou-se dos cromados excessivos e das enormes barbatanas traseiras que dominavam o mundo automóvel da América. Ainda hoje um dos carros mais raros do mundo, único, já nos anos quarenta o Buick Streamliner era uma raridade para os americanos, e talvez tenha sido ele mesmo o grande ícone e o modelo seguido no pós-guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário